Dados Gerais

Acsurs

Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul
Rua Dinarte Vasconcelos, 70 - CP 112
Dos Estados - Estrela / RS
CEP: 95.880-000
Telefone: (51) 3712-1014
Fax: (51) 3712-1413

Sobre

A evolução da suinocultura no Brasil atinge a cadeia produtiva como um todo, da genética à gestão de negócios, passando, é claro, pela nutrição, instalação, sanidade, manejo e práticas ambientais corretas. Envolve, indistintamente, criadores, indústrias, distribuidores e, até mesmo, consumidores. Até meados do século passado, os produtores eram independentes, com rebanhos de pequenos portes, pouco afeitos a parcerias, sendo raros os vínculos legais entre criadores e indústrias.

 

Desde que foi fundada, em Estrela (RS), em 1972, a Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), aliada ao trabalho da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), busca mudar esta realidade através do melhoramento genético do rebanho. A entidade teve sua trajetória marcada por várias conquistas e inúmeras melhorias proporcionadas ao setor suinícola. Sempre dinâmica, a ACSURS reúne mais de quatro décadas de serviços prestados à suinocultura gaúcha, reivindicando permanentemente, em todas as esferas, os direitos dos suinocultores, especialmente no que se refere a atenção ao aspecto sanitário e a uma justa remuneração pelo quilo do suíno vivo.

 

Ao longo de sua existência, a associação executou em convênio com a ABCS, até 2012, o Serviço de Registro Genealógico de Suínos no Estado. Realizou, nas décadas de 70 e 80, um vasto calendário de feiras e exposições em todas regiões de produção, tendo como ponto alto, anualmente, a coordenação da exposição de suínos na Expointer, que se realiza no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

 

Outra significativa participação da entidade diz respeito à qualificação técnica do seu quadro de associados. Em todas as regiões, especialmente junto aos núcleos e associações de criadores de suínos, são realizadas reuniões com palestras técnicas e políticas de orientação aos produtores, além de organização de seminários, eventos e missões voltadas ao setor. Junto da ABCS, coloca em execução, no Estado, ações do Programa Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), com o objetivo de incentivar o consumo da carne suína.

Compartilhe