Acesso rápido:

ABPA

Assoc. Bras. Proteína Animal
Telefone: (11) 3031-4115

Sobre a Entidade

Saiba mais sobre a ABPA

Empresas e entidades das cadeias agroindustriais de aves, ovos e suínos de todo o Brasil reuniram-se para criar a Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA, que nasce a partir da união da União Brasileira de Avicultura (UBABEF) e da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (ABIPECS). A ABPA já nasce como maior entidade representativa do setor de proteína animal do Brasil: são 132 associados.

Com um Produto Interno Bruto (PIB) total de R$ 80 bilhões, juntas, as cadeias produtivas avícolas e suinícolas geram 1,756 milhão de empregos diretos - sendo mais de 400 mil deles apenas nas plantas frigoríficas – totalizando 4,155 milhões de postos de trabalho (entre diretos e indiretos). Somadas, as exportações de aves, ovos e suínos totalizaram quase US$ 10 bilhões em 2013, ou 4,1% das exportações totais do Brasil e 10% das exportações do agronegócio brasileiro.

Focada no fortalecimento institucional dos setores e na expansão dos trabalhos por meios de sinergias de ações, a ABPA segue um modelo de governança transparente e democrático, com câmaras temáticas que contemplarão grupos de trabalho separados para aves e suínos, trabalhando juntos nas questões de interesse de ambas as cadeias produtivas.

Além de fomentar o consumo no mercado interno de aves, ovos e suínos, a ABPA trabalha voltada para o desenvolvimento, econômico, social, técnico e científico dos setores. Tem também como foco a ampliação das exportações de cada segmento por meio de negociações internacionais, promoção de eventos, abertura de mercados, defesa comercial e outras iniciativas.

Francisco Turra assume a presidência executiva da nova entidade, que conta ainda com Ricardo Santin na Vice-Presidência de Aves e Rui Vargas na Vice-Presidência de Suínos.

Categorias em Avicultura

Categorias em Suinocultura

Tags

;